top of page

Aprenda a cultivar tempero e hortaliças em casa ou no apê

  • Foto do escritor: decorcasaeape
    decorcasaeape
  • 13 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Ter cheiro verde fresquinhos sempre à mão não é só privilégio de quem possui quintal. Se você mora em apartamento e sonha em ter uma hortinha para chamar de sua, siga as dicas abaixo



O universitário, Wagner Luiz Rodrigues Neto, dono do instablog Colheita em Casa, sempre gostou de plantas e de observar suas evoluções. Mesmo morando em um apê, cultiva várias hortaliças. E tudo orgânico! Ele conta que o hobby ajudou a controlar a ansiedade. Há aproximadamente três anos começou a cultivar. Pensando na sustentabilidade aproveita potes vazios para plantar. As embalagens de sorvete tem suculentos morangos, quase no ponto da colheita. Copos descartáveis se transformam em semeadores. Até sementes de maça o moço já fez germinar! E o experimento não para por aí. Sabia que é até melancia produz frutos em vasos? Isso mesmo, em vasos. Desses pretinhos que a gente encontra nos gardens.


Dicas de ouro

E se você tem zero experiência, Wagner passa a receita. “Pra começar basta você querer e se dedicar, pois a maioria das plantas precisam de rega todos os dias” ensina. Compre alguns vasos, um pouco de terra, e sementes (elas são facilmente encontradas nas casas de ração e agropecuária e muito baratinho por sinal!), revela. “Ou utilize sementes que você pode conseguir em casa, como pimentas por exemplo. Inclusive no meu Instagram já dei algumas dicas de como plantar alguns cultivares a partir das sementes”.


Temperos frescos: tomilho, orêgano e pimenta podem ser cultivados em casa. Crédito: Judite Sakai

O engenheiro agrônomo Thiago Rodrigues indica alguns temperos e hortaliças para vasos: cebolinha, salsa, coentro, rúcula, agrião. Ele destaca que as plantas necessitam, no mínimo, de 4 horas de sol pela manhã para se desenvolverem. O tomilho é o mais resistente a ambientes com sombra. “Em vaso, ultimamente, são cultivadas até frutíferas de grande porte, vai depender muito do tamanho do vaso, que vai influenciar na qualidade da sua planta. Porém em pequenos vasos, podemos plantar: Manjericão, Alecrim, Salsa, Cebolinha, Orégano, Alfavaca, Pimenta, Coentro, Até Alface e algumas outras folhosas é possível", garante Wagner.


Adubo orgânico

E para ter os plantinhas saudáveis e longe de agrotóxicos, é importante usar adubo orgânico. E onde eu consigo isso? Preciso comprar? Não, não mesmo. Sabe aqueles restos de alimentos que vão para o lixo? Cascas de legumes, restos de frutas, cascas de ovos, tudo isso vira vitamina para sua horta. Para transformar tudo isso em fertilizante você pode aplicar diretamente na terra como indica a aposentada Vera Lúcia Martins ou investir em uma composteira.


Composteira


A composteira é um sistema de decomposição de material orgânico para produzir fertilizante. O engenheiro Thiago conta ela funciona a partir da ação de microrganismos sobre os resíduos orgânicos da cozinha e da mesa, quando misturados a terra. Para criar uma o engenheiro indica consultar um agrônomo ou material que possa instruir.

Wagner diz que existem diversos projetos na internet de composteira caseira, mas com apenas princípios básicos é possível fabricar uma. “Basicamente a composteira tem duas partes: uma onde serão colocadas o lixo orgânico, com furos em baixo para que o chorume (fertilizante produzido) escorra, e a caixa de baixo é a coleta do chorume. Eu por exemplo não tenho ainda por conta da falta de espaço, mas em breve vou providenciar”, afirma.





Comments


Post: Blog2_Post

©2018 by Décor Casa&Apê. Proudly created with Wix.com

bottom of page