Dicas para ter um quarto inspirado no da Lara Jean
- decorcasaeape
- 2 de out. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 10 de out. de 2018
O dormitório da adolescente do filme “Para todos os garotos que amei” fez muitas meninas suspirarem. Que tal se inspirar nele para redecorar o seu? Siga as dicas da arquiteta Ana Luiza Almeida Prado Sawaia

O quarto em estilo boho (se pronuncia borrô), conhecido também boho chic, foi a sensação do filme. Cheio de cores fortes e móveis vintage, o ambiente conquistou o coração de muitas meninas.
Boho é uma abreviação da palavra bohemia. A característica principal da decoração é a combinação de estilos como: étnico, hippie, cigano, country, urbano e um toque de romantismo. Se faz presente também nos tons fortes: amarelo, turquesa (na parede da cabeceira e nos móveis), vermelho. Estampas diferentes, tecidos tie dye, cordão de luzes arrematam o décor. Mas a arquiteta ressalta: é importante não exagerar. Por ser um estilo difícil de decorar, corre-se o risco de pecar no excesso. Ana explica que quando o cliente solicita um projeto boho, ela procura deixar a arquitetura neutra para ousar nos acessórios. Por exemplo: almofadas, tapetes, papel de parede.

“Uma coisa bacana do estilo é a reaproveitamento de móveis vintage. Por exemplo, a penteadeira que foi da avó ganha uma releitura com uma cor forte. Uma característica do boho”, revela a arquiteta.

O ambiente exibido no filme é amplo, no entanto é possível reproduzir a decoração em espaço pequeno, garante a arquiteta. Escolha apenas uma das paredes para abusar das cores, a da cabeceira da cama. Se preferir, substitua a tinta por um papel de parede com estampa chamativa ou quadro diferente. O importante é manter o resto neutro para não poluir o visual.
O quarto ideal
Na adolescência, as meninas passam mais tempo dentro do quarto. Elas gostam de receber as amigas e estudar no ambiente. Logo, é importante ter uma bicama ou um espaço para quando for receber amigas para dormir. Outro item que deve ser considerado é a escrivaninha. Ela deve ser posicionada em área bem iluminada, de preferência, próximo à janela. Reservado para horas de estudo, o local deve ser clean, tranquilo, sem excesso de tons fortes e informações para não atrapalhar a concentração da adolescente.
Ana ressalta a importância de levar em consideração a opinião da adolescente na hora da decoração. “O ideal é conversar bastante, pois nessa fase elas já começam a imprimir a personalidade delas. Já têm preferências por determinada estampa, cor, estilo. Isso é muito bom para a autoestima delas.” Nas reuniões para definir o décor, a arquiteta pede à adolescente para que mostre referências preferidas. Isso é bem bacana, porque ao invés de receberem um quarto pronto, elas participam das escolhas. Diferente das crianças que normalmente não participam dos projetos, pois as reuniões são feitas só com a mãe. Quando são adolescentes é importante as reuniões sejam feitas mais com elas do que com a própria mãe, considera.
Assista o trailer do filme:
Itens que auxiliam na organização
É importante ter um lugar para elas guardarem a mochila, para deixar organizado. Às vezes, ao invés de guardar em um espaço fechado, ganchos na parede dá conta do recado, acomodando as bolsinhas e mochilas. Dessa forma fica fácil e acessível na hora de pegar o material para fazer a lição. “Na escrivaninha sempre gosto de deixar um espaço separado, pode ser um nicho na própria bancada, ou um rasgo na própria bancada para colocar lápis, caneta.” revela a arquiteta. Outra detalhe importante é ter um espaço para guardar material de papelaria, caderno, material da escola, livros. pois elas usam muito. Pode ser no armário ou em carrinho próximo a escrivaninha, finaliza Ana.

A adolescente Victória Alves dos Santos, 16 anos, adorou o quarto de Lara Jean. “É bem alegre e colorido, me identifiquei com a bagunça”, confessa. Os itens que mais gostou foram os desenhos na parede, o pisca-pisca e o mural de fotos. O seu quarto ideal seria uma suíte na cor azul bebê, bem espaçosa, com piso de madeira, rodapé alto, closet grande e com bastante luz do sol.
Assim como a mocinha do filme, Victória passa boa parte do tempo no quarto. “Recebo muitas amigas aqui, faço até festas do pijama!”, diz a adolescente. Manter o ambiente organizado não é tarefa fácil para Victória, mas procura colocar os sapatos e os livros no lugar certo e organiza as bijus sobre a cômoda.
Confira algumas sugestões de produtos inspirados na decoração do quarto de Lara Jean
Comments