Acessibilidade: Como deixar o banheiro seguro para o idoso?
- decorcasaeape
- 21 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2020
Quedas em casa são as causas mais comuns de acidentes entre os idosos. Para preveni-las é importante pôr em prática algumas dicas de especialistas. Confira abaixo

O relatório Global da OMS, sobre prevenção de quedas para a pessoa idosa, aponta que a frequência das quedas em pessoas acima de 65 anos é de aproximadamente 28% a 35% e de 32% a 42% para a faixa etária de 70 anos.
De acordo com a fisioterapeuta Ana Paula Leite, as quedas mais comuns ocorrem dentro de casa. Tapete, piso escorregadio ou irregular estão entre as principais causas. Com o avançar da idade, o déficit de equilíbrio (que promove perda óssea e muscular) e atenção reduzem, aponta a fisioterapeuta. A prevenção está no treino de equilíbrio, adaptação de ambiente, reforço muscular, complementa.

Ao projetar um banheiro para idoso, a arquiteta Camila Rocha de Oliveira conta que a prioridade é o espaço. É muito importante que o ambiente seja amplo, diz. “É fundamental pensar na circulação que vai ter dentro do cômodo. Pois, em alguns casos, é comum o uso uma cadeira de rodas para auxiliar na higiene ou banho”, destaca. Outro ponto que também merece atenção, é a iluminação, ressalta. O banheiro bem iluminado promove melhor visualização evitando esbarrões e tombos.

Materiais importantes
A arquiteta revela que os itens mais importantes para um banheiro de idoso são as barras de apoio. “Elas são acessórios insubstituíveis, pois auxiliam na movimentação, servem de suporte”, considera. Devem ser instaladas próximas ao vaso sanitário, na beira da pia e dentro do boxe. Outro elemento indispensável é o assento basculante. Fixado na parede dentro boxe, pode ser usado como apoio durante banho, considera.

Ao realizar uma reforma ou uma construção, material escolhido para piso precisa ser antiderrapante, aponta a arquiteta. Evitar materiais como vidro, aço na confecção de boxe, prateleiras, acessórios, pois podem se quebrar e causar ferimentos ou acidentes mais sérios.
E se o banheiro já está pronto e não for possível reformá-lo no momento? Tem jeito? Tem. A arquiteta diz que é possível adaptá-lo sem quebra-quebra. No entanto lembra que é importante que ele seja espaçoso, claro e ventilado. A instalação de barras e fita antiderrapante no chão já auxilia bastante, afirma.
Comments